Clínica de Coluna

Formação académica

 

Em Portugal, nenhuma escola ensina a Quiroprática Qualificada. A Quiroprática não é ensinada em cursos de fim-de-semana, por cassetes, por correspondência, por módulos únicos ou em cursos fora das faculdades reconhecidas.

Os estabelecimentos de ensino da quiroprática na Europa estão acreditados pelo European Council on Chiropractic Education (Conselho Europeu para o Ensino da Quiroprática - ECCE). O ECCE estabeleceu um conjunto de normas que regula o sistema de ensino, os cursos e a qualidade das instituições que queiram oferecer cursos de quiroprática. Há órgãos de acreditação similares para os estabelecimentos de ensino nos EUA (CCE-USA), Canadá (CCEC) e Austrália (CCEA), dos quais todos fazem parte da organização-mãe, o Council on Chiropractic Education International (Conselho Internacional para o Ensino da Quiroprática - CCEI). Os vários órgãos de acreditação aplicam critérios de reconhecimento mutuamente acordados. Além disso, após extensa consulta, a Organização Mundial de Saúde publicou directrizes para o ensino da quiroprática.

O novo sistema Bacherelato-Mestrado-Doutoramento na Europa utiliza o Sistema Europeu de Transferência de Créditos para flexibilizar e equiparar os sistemas de ensino e os processos de aprendizagem. Um curso de quiroprática normal consiste em cinco anos académicos: 300 créditos (mais de 4500 horas).

A formação académica da maioria dos profissionais (advogados, notários, médicos,…) é seguida de um estágio supervisionado. O ensino académico e profissional da quiroprática consiste num programa dos mais longos (5 anos + 1 ano). 

O programa de ensino a nível da graduação (Graduate Education Program – GEP) consiste num ano de estágio clínico supervisionado sob a alçada da Associação de Quiropráticos nacional e do European Academic Council (Conselho Académico Europeu). Este programa ajuda o aluno a adaptar-se às diferentes formas práticas, éticas e interprofissionais de lidar com os pacientes em cada país e a aprender “os segredos da profissão”. Neste fórum de discussão estabelece-se uma ponte entre os quiropráticos mais experientes e os recém-formados.

As associações de quiroprática nacionais e os órgãos legislativos nacionais possuem formação profissional contínua (Continuous Professional Development – CPD) e requisitos de revalidação. Estes incluem estudo individual, ensino formal, seminários e conferências. 

Documento cortesia da European Chiropractor´s Union.

VIVA MELHOR

Se ainda sofre de dores de costas, hérnia discal, dor ciática, enxaquecas, dor de pescoço ou mãos e pés dormentes...

Encontrou o local certo!

 

Durma de costas ou de lado. Assim, mantém a sua espinha alinhada e reduz o risco de ferir o pescoço.

 

Quiroprática

Palavra formada a partir dos radicais gregos, QUIRO e PRAXIS, que significa praticar com as mãos. Esta profissão enfatiza o poder natural do corpo para se recuperar a si mesmo (homeostase).